Significado:

“O Senhor Salva” (Mateus 1:21). Em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς, Iesous, também chamado Jesus de Nazaré (Cidade onde foi criado), que nasceu em Belém da Judéia entre 7–2 a.C, morreu e ressuscitou por volta de 30–33 d.C (Mateus 28:6).

Quem é Jesus:

Jesus é o Filho de Deus (Mateus 14:33), o Messias (O Enviado João 4:26), O Cristo (O Ungido de Deus Mateus 1:16), O salvador da humanidade (1 Timóteo 1:15), O Emanuel (Deus conosco – Mateus 1:23). Jesus é a figura central do cristianismo. Jesus abandonou a sua glória, nasceu como homem, cresceu, morreu e ressuscitou, tudo isso, por amor a você (Filipenses 2:5-11).

Você foi criado para um grande valor e propósito:

Ter um relacionamento pessoal com Deus, pois Ele o ama e o criou para viver com Ele.
“Por que Deus amou o mundo tanto, que deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Você é especial para Deus:

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. (Salmos 139:13-14).

O desejo de Deus é que você O conheça pessoalmente:

“E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também a Jesus Cristo, que enviaste ao mundo” (João 17:3).

Como conhecê-Lo?

Como posso conhecer a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele?

Nossos pecados nos impedem de ter um relacionamento pessoal com Deus.

“Comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz” (Tiago 4:17).

O pecado é a causa da nossa separação de Deus
“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Romanos 3:23).
“Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus…” (Isaías 59:2a).

É por isso que você precisa de Jesus. Só Ele pode te conduzir a Deus e restaurar seu relacionamento com o Pai (João 14:6). Somente através de Jesus, você pode ter um relacionamento pessoal com Deus.

“O próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus” (1 Pedro 3:18).

Cristo morreu pelos nossos pecados bem como está escrito nas Escrituras Sagradas. Ele foi sepultado, mas, no terceiro dia, foi ressuscitado assim como está escrito nas Escrituras. Depois apareceu a mais de quinhentos seguidores de uma só vez (1 Coríntios 15:3-6).

“Existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos – o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5).

O que é "crer" em Jesus?

É acreditar que a história de Jesus é real, que Ele é o filho de Deus que veio a este mundo, se tornou homem, mas diferente de nós, não cometeu pecados. Foi acusado injustamente e morreu na cruz dando sua vida em sacrifício por toda humanidade e recebendo assim o direito de nos perdoar de nossos pecados e nos purificar de toda transgressão através de seu sangue derramado. Além, disso, crer que Jesus ressuscitou ao 3º dia e está vivo, esperando por você de braços abertos.

“Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

Receber Jesus significa:

1. Voltar-se para Deus e deixar de viver a vida do seu jeito. (Arrependimento/Atos 3:19-20)
2. Convidar Jesus a entrar na sua vida e confiar que Ele pode perdoar seus pecados. (Fé/Romanos 10:9)
3. Permitir que Deus direcione sua vida. (Entrega/Atos 16:31)

E agora, o que devo fazer?

Sua confiança em Jesus deu início ao relacionamento de uma vida inteira com Ele e com Deus.

Por isso, Deus se compromete com você:
“Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei” (Hebreus 13:5).

Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida (Colossenses 2:13-14).

“Vocês que crêem no nome do Filho de Deus, saibam que têm a vida eterna” (1 João 5:13).

Mas, você também precisa se comprometer com Deus:
“Vocês que aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com Ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre Ele e se tornem mais fortes na fé” (Colossenses 2:6-7).
Esta é a forma como Você se torna um discípulo!

Conecte-se a outros discípulos e cresça em seu relacionamento com Deus

Sirva a Deus e aos outros. (Marcos 12:31)
Adore a Deus de coração. (Marcos 12:30)
Una-se a uma igreja. (Mateus 28:19)
Discípulo de Jesus, é o que você deve ser. (Mateus 28:19)
Evangelize outros dizendo que é bom ser de Jesus. (Mateus 28:19)

“Não deixemos de reunir-nos como igreja… mas procuremos encorajar-nos uns aos outros” (Hebreus 10:25).

Com ser Discípulo de Jesus?

1. Entregue sua vida para Jesus

Este é o primeiro passo para ser um discípulo de Jesus é reconhecê-lo como único Senhor e Salvador de sua vida e também, o único capaz de perdoar seus pecados e te direcionar para uma vida abundante ao lado d’Ele.
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” Romanos 10:9-10

2. Arrependa-se dos seus pecados

Sua entrega de vida à Jesus precisa ser acompanhada de arrependimento de tudo aquilo que, você pensa, fala e faz, que no fundo, você sabe que desagrada a Deus e portanto é pecado. Isto é necessário porque só Jesus é capaz de nos perdoar mediante nosso arrependimento.
“Se confessarmos os nosso pecados, Ele (Jesus) é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça”. 1 João 1:9
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados e venha assim o tempo de refrigério na presença do Senhor”. Atos 3:19-20

3. Seja Batizado nas Águas 

Este é o maior testemunho que você pode dar da decisão que tomou de seguir Jesus. O batismo também identificará você como seguidor de Cristo e como parte de Sua Igreja. A Igreja é onde o discípulo é inserido por Deus para poder crescer no seu relacionamento com Jesus.
“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”. Atos 2:38